Após denúncia de cobrança abusiva, Equatorial emite “nota de esclarecimento”

Após novas denúncias de que a Equatorial estaria elevando os valores cobrados pelo consumo de energia elétrica em Alagoas, a empresa decidiu se pronunciar.

Em nota enviada ao BR104, a assessoria de imprensa da Equatorial Alagoas, justificou que, no verão o aumento do consumo de energia elétrica acontece normalmente, devido ao uso excessivo de ventiladores ou ar-acondicionado.

Leia a nota na íntegra:

“A Equatorial Energia Alagoas esclarece que com a chegada do verão, período mais quente e de temperaturas mais elevadas, há um aumento natural no consumo de energia em todo o país. Com o calor, a população tende a mudar hábitos e utilizar aparelhos como ventilador e condicionadores de ar por mais tempo e numa maior frequência. Também tendem a tomar mais banho para se refrescar e consequentemente fazem mais uso da bomba d’água.

Aliado ao calor, as decorações das árvores de natal e de luminosos nas residências, realização de confraternizações, recebimento de familiares por conta das festividades de final de ano e as férias escolares, também contribuem para uma elevação do consumo de energia nesta época do ano.

A Equatorial esclarece ainda que tem realizado, em União dos Palmares e nos demais municípios do estado, a substituição de medidores que por algum motivo estavam parados e dessa forma não registravam o consumo real dos imóveis.

Os clientes que tiverem alguma dúvida em relação ao consumo cobrado na conta de energia, devem se dirigir a um posto de atendimento com a leitura do medidor ou entrar em contato por meio da Central de Atendimento no telefone 0800 082 0196. Se for constatado algum erro, a conta é corrigida e é gerada uma nova fatura para o consumidor. Em União dos Palmares, o atendimento fica localizado na Rua Juvenal Mendonça, S/N, Centro, no horário das 8h às 17h.

Dicas de consumo consciente

Pequenas mudanças no uso dos equipamentos, especialmente nesta época do ano, podem minimizar o impacto nas contas de luz. Por isso, a Equatorial preparou algumas orientações para economizar energia e utilizar os equipamentos de forma consciente.

• Atentar ao tempo de uso do ventilador e dar preferência a ventilação natural;
• Tomar banhos mais rápidos para economizar energia, utilizando menos tempo a bomba d’água e também economizar água;
• Acumular mais roupas para sempre utilizar a capacidade máxima da máquina de lavar, lembrando de colocar a quantidade correta de sabão, evitando assim a necessidade de repetir o enxague;
• Juntar uma boa quantidade de peças e passar todas de uma só vez. Primeiro, passar as roupas pesadas. Por fim, desligar o ferro e aproveitar a temperatura para passar as roupas mais leves. Além disso, verificar a indicação de temperatura para cada tipo de tecido;
• Só abrir a geladeira quando realmente precisar. Não guardar alimentos quando ainda estão quentes. Conferir regularmente se as borrachas de vedação estão em bom estado. Não estender roupas ou panos na parte de trás do equipamento. Nunca instalar a geladeira próxima a locais quentes. Escolher locais longe de fogões e que não estejam expostos ao sol;
• Ao utilizar o ar-condicionado, deixar portas e janelas fechadas e manter os filtros do equipamento sempre limpos;
• Sempre que sair dos ambientes, atentar para desligar a luz e os equipamentos eletrônicos, preferencialmente retira-los da tomada. Os aparelhos que ficam em modo stand-by, com a luz vermelha acessa, continuam consumindo energia, mesmo desligados.

Além da economia financeira, o consumo consciente de energia é um dever de todos, principalmente pela limitação dos recursos naturais. Com essas atitudes é possível utilizar a energia sem abrir mão do conforto e preservar o meio ambiente.

Assessoria de Imprensa da Equatorial Energia Alagoas”

09/01/2020

(Visited 1 times, 1 visits today)