Detran/AL faz alerta sobre os cuidados durante o feriadão

O período da SemanaSanta se aproxima e com o intuito de garantir a tranquilidade da população alagoana durante o feriadão, o Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL) em parceria com a Polícia Militar, irá intensificar as ações da Operação Lei Seca para tirar de circulação os condutores que insistem em misturar bebida alcoólica e direção, podendo ocasionar acidentes fatais.

As fiscalizações da Lei Seca estarão presentes de forma volante na capital e no interior, percorrendo diversos bairros, minimizando os riscos de acidentes, promovendo a mudança de comportamento da sociedade e contribuindo com a fluidez do trânsito.

“A Semana Santa é para ser um período de confraternizações entre família, descanso, um período de alegria. Nessa época do ano, sempre constatamos alguns flagrantes considerando o grande consumo de vinho, que possui o teor alcoólico mais alto. A partir do momento que você comete alguma irresponsabilidade no trânsito, você pode estar causando consequências irreparáveis. É preciso ter responsabilidade e consciência”, salienta o coordenador da operação Lei Seca em Alagoas, tenente Emanuel Costa.

Para os condutores que irão pegar a estrada, o Detran/AL reforça que, antes de iniciar a viagem, certifiquem-se que o veículo está em boas condições para viajar. É necessário revisar o óleo do motor; a calibragem dos pneus; suspensão; faróis; jogo de setas; alerta; alinhamento e balanceamento; água, entre outros itens.

A chefe de educação para o trânsito da autarquia, Ana Buarque, ressalta a importância do condutor respeitar os limites de velocidade e sinalização da pista. Para aqueles que possuem crianças, não se esquecerem da cadeirinha, que é um item obrigatório, e para os demais passageiros do veículo, o uso do cinto de segurança.

“O motociclista e seu passageiro precisam estar com o capacete, respeitando as regras de trânsito. Ao se aproximar de um ciclista, o veículo precisa manter a distância de 1,5 metro para evitar colisões. Sempre muito cuidado com a ultrapassagem, respeitando a sinalização e evitando ultrapassar em lugares proibidos”, ressalta Ana Buarque.

Ascom – 17/04/2019

(Visited 1 times, 1 visits today)